domingo, 26 de setembro de 2010

Menos pessoas, menos.

O facebook devia ter instruções (para alguns até deviam ser desenhadas e não escritas).
  1. Como usar o botão "gosto"
Exemplo 1 (e é um suponhamos):
Notícia publicada por essa grande instituição SLB: Aimar lesiona-se e falha próximo jogo do Benfica.
Quem é que pode carregar no "gosto": adeptos de outros clubes, os únicos passíveis de gozarem de alguma satisfação com a lesão de um jogador benfiquista
Quem é que pode comentar isto: todos.

Exemplo 2 (e continua a ser um suponhamos):
Notícia publicada pela SIC: Sócrates pode aumentar os impostos novamente
Quem é que pode carregar no "gosto": ninguém, porque não há ninguém que goste de pagar mais, seja rico, pobre ou uma coisa intermédia.
Quem é que pode comentar isto: todos.

Lição a retirar: vamos carregar menos no botão "gosto" no facebook. Vamos ser selectivos. Vamos valorizar a palavra "gosto". Vamos reavivar-lhe o sentido. Vamos carregar só  no botãozinho quando sabemos do que estamos a gostar. E se gostarmos, claro.

Nota pertinente: gostar do próprio estado ou da própria publicação não é abonatório. Ainda para mais se for o primeiro "gosto". 

Exemplo 1 - o estado:
Zé pensa... fdx, o tempo tá uma ganda merda e assim não consigo fazer nada.
Zé gosta disto.
Ora bem, se o Zé se queixa como é que vai gostar no segundo a seguir? Gosta de quê? Que o tempo esteja mau? De se queixar da vida? Então Zé dará a imagem de incongruência e assim Zé não terá muitas amigas novas no facebook, a não ser aquelas que sejam mafia partners ou que tenham fotos em fio dental, que a bem dizer não percebem nada do que ele escreve, nem querem. Zé, para os mais atentos, não passará de um parvo tontinho.

Exemplo 2 - a publicação:
Zé publicou uma música dos U2.
Ze gosta disto.
Lá está, "gosto" novamente. Se o Zé publica e partilha no seu mural uma ligação é porque gosta daquilo que está a mostrar, certo? Se não é devia ser. Logo a sequência será: eu gosto, vou publicar, assim mais gente poderá gostar e se quiserem carregam no "gosto". E não, a velha máxima do "se eu não gostar de mim quem gostará? no facebook não é válida.


Próxima instrução: como fazer bom uso da caixa de comentários.

1 comentário: