quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Telemóvel versus Facebook (ou quando as pessoas pensam que são videntes...)

Quando o telemóvel apareceu ainda co-existiu muito tempo com o telefone de casa. Depois, com o avançar dos anos e da tecnologia, o telemóvel deixou de ser uma "moda" e foi-se alastrando, qual peste negra, até atingir todas as pessoas (ou quase!), que passaram a achar que "se temos todos telemóveis cá em casa, para quê pagar assinatura do telefone fixo?". E assim, o telemóvel matou o telefone de casa... 
[Até aqui, tudo bem... é a chamada evolução dos tempos]

Agora é o telemóvel, tão habituado a ser o centro das atenções, que tem de partilhar todo o seu protagonismo com o MSN, o Hi5, o Facebook, o Blogue. É o 1 contra 4. Ou melhor, contra 3 porque o Facebook também tem espetado umas facas afiadas no Hi5. 1 contra 3. Luta renhida de titãs, com o telemóvel a ter de se modernizar cada vez mais para ele mesmo poder aceder aos seus rivais, qual espião russo!
[Tudo normal... é a velha máxima "não podes vencê-los, junta-te a eles... e se  for preciso acaba-se já com as funções mais antigas como fazer chamadas e enviar sms porque assim como assim já poucos as usam!] 

E é, a partir deste ponto, que a porca torce o rabo. Pelo menos a minha.
Porque eu até posso ser muito tecnológica, actualizar a minha vida no blogue, as minhas frases do mural todos os dias e etc e tal. Posso e faço-o com gosto. Tudo bem.
Não consigo é aceitar que alguém deixe de me ligar ou enviar sms a perguntar por mim ou whatever apenas pelo facto de "nunca mais disse nada, mas estou informado(a),  e sei que está tudo bem contigo... porque tenho acompanhado via facebook... se te tivesse acontecido qualquer coisa não escrevias lá o que escreves, né?".

Para quem pensa assim... 10 letras bem soletradas: b a r d a m e r d a

A minha vida vai muito mais além do que coloco no mural do FB. Ainda me hão-de explicar um dia como é que de frases como "hoje está mesmo frio" ou "o Benfica hoje deu cabo daquilo tudo" ou "regresso ao trabalho depois de 15 dias de férias, fdx" conseguem tirar conclusões acerca de eu estar bem ou estar mal. E por muito expressivas que sejam as minhas frases, quanto muito só poderão chegar à conclusão que eu estou viva (afinal estou a escrever no FB e os mortos não escrevem). Se isso a vocês vos chega... quem sou eu...

Posto isto, vou só ali ligar para a operadora e dizer que quero desactivar o meu telemóvel... sempre poupo nas sms e nas chamadas. E faço como vocês. Boa?
Mas agora... dúvida: se vocês não escreverem nada no vosso mural é para eu concluir que estão mortos? Ou tenho que pensar ainda mais á frente: ah, se calhar mortos não estão... se fizeram quiz, ordenharam as vacas, apanharam as cebolas e voltaram a plantar, mandaram tiros no mafia... só pode querer dizer que ainda respiram. Se respiram sozinhos ou ligados à máquina isso é que já não sei... mas estão vivos e isso é que é o mais importante... agora se bem ou mal...epá que se foda, pode ser que amanha escrevam qualquer coisa mais explicita tipo "nunca mais é verão"!

6 comentários:

  1. Criei uma conta no Hi5, em 2004, quando aquilo ainda era novidade. Agora só ainda não a apaguei porque me afeiçoei a ela, mas raramente lé vou, já não actualizo aquilo há meses.
    Quanto ao Facebook, estou decidida a nunca criar aí conta, pelos motivos que citaste. Acho que os contactos pessoais são cada vez mais negligenciados. É certo que assim talvez não reencontre amigos que fui perdendo no caminho, mas gosto de acreditar que se os perdi, é porque também não interessava muito mantê-los.

    ResponderEliminar
  2. :) O facebook trouxe-me de volta muitos amigos de outras eras, de outras jornadas...que a vida afastou! E comunicamos através do FB e sabemos uns dos outros e se tivermos que falar ao tlm também falamos (com alguns, pelo menos...os + chegados que sp tiveram o número!). São pessoas importantes mas que fazem parte da "história"... de momentos! E não é para esses que este post se dirige. É mais para os que fazem parte desde sempre da minha vida..ou que foram nela ganhando um lugar de destaque! Enfim... mas o facebook é giro sim. Não pode servir é de desculpas para uma amizade pouco activa! (hj tou baralhada das ideias! nd flui em menos de 50 linhas, lol)

    ResponderEliminar
  3. Também já me disseram essa de "Leio o teu blog, por isso sei que está tudo bem." e pensei exactamente o mesmo que tu. Enfim...

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  4. Como te compreendo...acontece-me o mesmo com blog. So porque escrevo bastante, ja nao è preciso perguntarem por mim...esta la tudo, nao esta? Nao, nao esta!

    ResponderEliminar
  5. É mesmo isso, nao compreendo as pessoas que acham que ao ler os morais do FB ou Hi5 sabem tudo da vida de uma pessoa, mas que as há.. ha!
    Ate porque ja numa ocasiao uma amiga ateimou comigo que aquilo que eu contava era mentira que a outra tava bem pq tinha lido nao sei o que no FB dela. Haja paxorra.
    Os amigos verdadeiros mandam sms...... alguns mesmo mandam sms a dizer "que merda de frase é aquela no msn/FB/HI5?" esses sim.... sao os amigos :p

    ResponderEliminar
  6. Faço tuas as minhas "palavras". A unica coisa de diferente é estarem sempre a perguntar " Entao porque e que ainda nao tens FB?" Olha que merda, mas agora tenho que seguir a manada?!?!?

    Bj

    ResponderEliminar