sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dos bifes e assim.

"se não temos dinheiro para comer bifes todos os dias, então não podemos comer bifes todos os dias". Onde é que está o mal disto? Não será verdade que tanta gente andou a viver acima das suas possibilidades, afundando-se em créditos e empréstimos? Muitas vezes só por uma questão se status social... em que a moda do "a galinha da vizinha é sempre mais gorda que a minha" imperava.
A senhora deu o exemplo dos bifes, mas é facilmente aplicável a qualquer coisa. Ora vejam:
- se não temos dinheiro para tomar o pequeno almoço fora, então não o devemos tomar... até porque pode-se muito bem beber uma meia de leite e um pão com manteiga em casa em vez de o fazermos no café.
- se não temos dinheiro para ir à Zara todas as semanas comprar alguma coisa, então não o devemos fazer... até porque algumas das coisas que se compram não temos necessidade delas e apenas são caprichos que duram 2 ou 3 dias.
- se não temos dinheiro para comprar um carro xpto, então não o devemos comprar... até porque um carro xpto irá servir de pouco se depois não tivermos forma de o sustentar.
- se não temos dinheiro para comprar um iphone ou um ipad, então não o devemos fazer... até porque quem não tem dinheiro não deve ter vícios.

Se não temos dinheiro para alguma coisa que irá apertar o nosso orçamento, não devemos adquiri-la. O que não quer dizer que deixemos de comprar, de fazer ou de viver. Não podemos comer bifes, lagosta, camarão, lombo ou que for todos os dias... não faz mal, comemos sopa. É quando deixarmos de poder ter o que é necessário para fazer uma sopa... que a coisa se tornará triste. E aí sim... já será sobreviver.

2 comentários:

  1. Concordo contigo. Se não há, escusa-se.

    ResponderEliminar
  2. triste é haver quem concorda com gente q come lagosta todos os dias e brinca q ajuda os pobres.

    ResponderEliminar