sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ainda da falta de açúcar... serviço informativo.

Pela amostragem, que é como quem diz pelas pessoas (onze!) que chegaram aqui no espaço de 2 horas e pouco atráves da pesquisa no google por "falta de açúcar", pressupõe-se que isto é um tema que preocupe os portugueses. E não só, porque todo o Mundo gosta de coisas doces. Por isso, e como não quero defraudar expectativas de quem chega à espera de apreender algo sobre o assunto, aqui fica a explicação da coisa. Resumida, como se quer.

  1. o preço do açúcar nos mercados internacionais disparou no mês passado
  2. e porquê que é que  o preço disparou? Porque há falta de rama da cana-de-açúcar no mercado internacional. Se a matéria-prima está mais cara, aumenta também o custo das exportações do Brasil para a União Europeia, por exemplo.
  3. logo, está a produzir-se menos e isso reflecte-se nas prateleiras das superficies comerciais e no preço a pagar pelo açúcar que aumentou para mais do dobro nos últimos meses. (eu confesso que não tinha dado por isso)
  4. o que há a fazer? poupar. e esperar por Janeiro que isto do racionamento é só coisa para dar que falar nesta época do Natal. quem tiver muita necessidade de açucar e tiver uma familia grande está safo. é ir tudo ao supermercado. pequenos e graúdos. já se sabe que de 2 em 2 engorda a familia o papo.

Sem comentários:

Enviar um comentário