quinta-feira, 20 de maio de 2010

Amigas...

A minha amiga V. faz anos hoje.

Já passei muitos dias e muitas noites com ela. Muitas passagens de ano.Viagens, fins de semana e  férias. Muitos brindes a tudo e mais alguma coisa. Muito de muita coisa. Já partilhamos ansiedades e dúvidas. Desabafos e confissões. E tantas gargalhadas.

Também é verdade que já partilhamos mais tempo do que aquilo que fazemos agora. Também é verdade que as vidas eram diferentes. Mas também é verdade que lá por as vidas se terem modificado com o nascimento dos filhos (dela!) e pelo fim de uma relação longa (minha!) não quer dizer que a amizade tenha de mudar. Ou tenha de esfriar ou de sequer se tornar menos verdadeira. Menos real. Mais distante até, apesar dos poucos minutos que nos distanciam (somos vizinhas de "bairro"!).

Eu sei que ela gosta de mim. E eu também gosto dela. E sei que se nos encontrássemos hoje era como se nos tivessemos falado na semana passada. Sem stresses. Sem problemas. Sem qualquer amargura. Era como se nada fosse. Como se continuássemos presentes. Eu diria-lhe um "vê lá se dizes alguma coisa ou se combinamos qualquer coisa" e ela responderia um "isto com os miúdos é complicado. não ligo a ninguém".

E fico triste com isso. Por mim, porque sinto a falta da V..
Mas principalmente por ela. Porque não foi só de mim que ela se distanciou. Ela distanciou-se dos outros, da vida e dela própria. Parece que decidiu refugiar-se naquele mundinho dela, com os filhos e pouco mais. Isolou-se do mapa das amizades e esqueceu-se dela. E o pior é que eu sinceramente acho que ela ainda nem se apercebeu disso. E que talvez precise dos outros, os que não vivem lá em casa, para viver bem.

Não sou ninguém para a julgar, mas há momentos para tudo, há momentos para todos e há momentos para nós próprias. E um dia, quando a ficha cair, se calhar já é tarde para recuperar tempo perdido. E o tempo é vida.

A minha amiga V. faz anos hoje... e eu não lhe vou ligar para não lhe perturbar algum momento de qualquer coisa. E para não correr o risco também de ouvir do lado de lá "ó amiga, estou a meio de um banho ou de uma mamada ou de uma mudança de fralda ou do sono."

Mas mando-lhe uma sms, que sempre é mais pessoal que o facebook. E se calhar até lhe digo que tenho saudades dela.

(e tenho a certeza que a CF subscreve este post...inteirinho!)

1 comentário:

  1. A CF subscreve este post ... Inteirinho. E também tem saudades da nossa amiga V. (mas também acredito que a nossa amiga V. também tem saudades nossas...)
    E tenho a certeza que a nossa amiga precisa dos outros para ter uma vida mais completa, mais rica.
    Mas "no regrets" ... Também sei que se nos encontrássemos hoje falaríamos durante horas intermináveis como se tivéssemos estado juntas todos os dias do ano.

    ResponderEliminar