sábado, 26 de dezembro de 2009

Eu não sou nenhuma boneca... ok?


Eu não sou nenhuma boneca de porcelana, daquelas que estão sempre na prateleira e que não se podem tocar. Daquelas a quem não se pode dizer nada porque se podem partir. A mim podem dizer-me tudo e de tudo.

Eu não sou nenhuma boneca de fio ou marioneta, daquelas movidas por meio de cordéis presos ao corpo. Daquelas que são "manipuladas" por pessoa oculta atrás de uma tela, num palco de brincar. A mim ninguém me manipula consoante as vontades, ninguém me leva a fazer o que não quero, ninguém me leva a querer o que não desejo. Mas acima de tudo e de qualquer coisa, ninguém me impede de sentir o que sinto, de querer o que quero, de desejar o que desejo. E também ninguém me pode impedir de o dizer, cada vez que me apetece. 

Eu não sou nenhuma boneca de pano, daquelas com cabelos de lã, feitas de remendos cada um de sua cor e que se podem levar para todo o lado sem riscos maiores. Daquelas que se podem deixar cair ao chão porque não se quebram. A mim também me podem deixar cair ao chão... eu levanto-me, sem ajuda, mas cheia de nódoas negras.  

("Mandaste-me vir" para o blogue... como vês sou bem mandada. Deixaste-me cair enquanto eu andava pelas núvens e...magoáste-me, mesmo que não tenha sido com intenção. Doeu sabes? Depois passou a dor e deu lugar à "raiva" que me fez chamar-te muitos nomes, mas que depois também passou e agora resta uma espécie de magoa com sabor a falta de mimo. Não estou zangada, só estou um pouco triste por ter uma nódoa negra. Ah, já agora, também não sou nenhuma boneca insuflável daquelas criadas com o único propósito de levantar a moral das tropas durante a guerra. 
Essas não sentem, não falam, não ouvem, não sonham, não suam, não riem, não lhes brilha os olhos quando dizem "quero-te tanto"... e não sorriem quando te lêem. E também não ficam com nódoas negras quando caiem. E é por isto tudo que eu te digo: Eu não sou nenhuma boneca... ok?


1 comentário: